A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) foi criada durante a ECO-92, no Rio de Janeiro, para estipular as regras e assegurar o uso sustentável e a proteção da biodiversidade, além da justa repartição dos benefícios econômicos dos recursos genéticos, respeitando cada nação e o patrimônio existente em seu território.
A CDB declara os direitos e obrigações dos países signatários relativos à cooperação científica e tecnológica, reconhecendo os investimentos necessários e substanciais para conservação da biodiversidade.
A SunPatiens foi desenvolvida com base no acordo formal entre a Sakata e o governo da Indonésia (IAARD-Agência Indonésia para Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola), respeitando os princípios da Convenção sobre Diversidade Biológica, para o uso de seus recursos genéticos.
Em 2006, a SunPatiens® foi lançada comercialmente e, desde então, parte das receitas são direcionadas ao governo indonésio, com base no acordo de Acesso e Repartição de Benefícios para utilização de recursos genéticos, além da transferência de tecnologia como benefício não-monetário.
Em 6 de setembro de 2016 – durante o evento Open House Floriculture em Ciajur, Indonésia – Sakata e SunPatiens® foram homenageados e o acordo entre Sakata e o governo da Indonésia foi reconhecido como um exemplo positivo dentro de toda a indústria de flores e plantas ornamentais.